quinta-feira, 19 de novembro de 2009


Agradeço a todos os elogios, fico muito feliz em ter orgulhado meus amigos, esse texto foi escrito para vocês e portanto é de vocês. E não se esqueçam: somos eternamente responsáveis por quem cativamos. 


               “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
               Fernando Pessoa retrata perfeitamente o que 2009 significou para nós, uma loucura de ano! Começando tudo, “SE LIGA”: ENEM em OUTUBRO! Corre e adianta conteúdo, faz prova! Ensaio pra quadrilha! E corre mais, chama Martin, e adianta mais conteúdo, e é simulado no dia da festa junina! E estuda mais ainda, aulas nas férias e o tempo passa. Chega o 2º semestre, INALDO, e o tempo ta acabando, SIMULADO, então adianta logo esse conteúdo, Circuito Crescimento: um dia inteiro de baixo do Sol até que no fim... CORRE PRA PISCINA! (SÓ NIGRINHA). Dois meses antes do ENEM Ferro fala que faltam na verdade quatro semanas, CORRE GRANDE LANCE, e adianta mais conteúdo, e é aulão no domingo, e o ENEM ta chegando, e revisa, lê guia do estudante! Já estamos no TETRA QUATRO!? E estuda... “Professor! O que eu tenho que revisar?”, e é contagem regressiva da Verônica, REVISA, e estuda mais! Ta chegando... e faltam dois dias... E O ENEM É CANCELADO... ÁH, NA HORA. Agora é PIPAAAAA! E a gente PIRA em PIPA! Então voltamos, e continua tudo... Estamos aqui hoje, ainda não acabou.
               Quando soube que seria o orador de nossa turma eu pensei comigo mesmo: o que se fala em um discurso de formatura? O que todas as pessoas presentes esperam ouvir? Eu não lembro de ter freqüentado muitas e sinceramente, em nenhuma delas o discurso me marcou; A única certeza que tinha, e ainda tenho, é do quanto quero falar para meus amigos e quanto compreendo a importância desta noite para todos nós, então apenas deixarei as palavras fluírem.
               Sorrisos carinhosos, abraços apertados, palavras amigas, conhecimentos trocados, elogios dados e recebidos, gargalhadas incontroláveis, sucessos alcançados, fizeram a diferença e marcaram. E é exatamente tudo isso que levaremos para nossas vidas, tudo isso sim é o que restará. Passamos a maior parte do tempo entre nós e juntos crescemos, juntos descobrimos o valor da amizade, juntos aprendemos a força da união, juntos enfrentamos grandes obstáculos. E tenho certeza que nos surpreenderemos em descobrir que nunca estaremos sozinhos, por que nada disso será perdido, nada disso acabará.
               Nenhum homem é uma ilha, nada que conquistamos é apenas fruto de esforço próprio, por trás de tudo estão as pessoas que participam de nossas vidas. Por isso queria agradecer, antes de qualquer coisa, a nossas famílias; onde primeiro tivemos o contato com o certo e o errado, onde primeiro descobrimos o amor verdadeiro e onde sabemos que nunca estaremos sozinhos.
               Quero agradecer, também, a todos os nossos professores, gerentes e funcionários da escola. Foi de vocês que recebemos preparo e conhecimento para atirar-se em uma vida competitiva e meritocrática; foi com vocês que aprendemos a importância do respeito e da valorização do trabalho alheio; foi com vocês também que descobrimos o quanto pode ser divertido estudar; e que aula chata quem faz somos nós; vocês estiveram sempre presentes, rígidos, mas preocupados e prestativos; nunca tivemos duvidas que poderíamos confiar na sua experiência, com vocês aprendemos a ser adultos, crescemos; obrigado.
               Um sábio pequeno príncipe há muito tempo contou em um livro um segredo: “nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas você não deve esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa.” Este ano cada um de nós cativou e foi cativado, e estaremos para sempre ligados a essas pessoas. Nunca, e isso é para todos vocês, nunca desonre quem você ama, nunca parta a confiança de um amigo; e se isso acontecer, faça de tudo para se redimir, pois na vida, só o que temos são as pessoas que conquistamos no caminho.
               Acredito na força das palavras, sei que são capazes de mover montanhas, por isso fiquei tão feliz quando minha turma depositou em mim a confiança de representá-la essa noite, e espero ter orgulhado todos vocês.
               Sintam-se eternamente responsáveis por todos que cativarem durante suas vidas, e sempre estejam preparados para ajudá-los, como também nunca hesitem em pedir ajuda.
Vamos lá galera! Enxuguem todos esses rostos, por que esse mundo é todo nosso e o futuro, o futuro começa agora!
(Samuel Melo -Colação de Grau do 3º EM da Escola Crescimento- 6 de Novembro, 2009)

Um beijo especial para Mizzi, que tanto quis ler esse texto, e tanto eu desejei que estivesse presente. Sinto muito sua falta ;)

8 comentários:

Mizzi disse...

samucaaa ; )))
acheiiii lindooo!
eu imagino é tu falando isso na hora assim, ia ser comovente ; )

muitaaa saudadee ; )
te amo ta??
beeiijoo
Mizzi

livia disse...

Esse discurso foi só perfeito. Só isso. Te amo. (l)

Babu disse...

foi perfeito

capitam disse...

Discurso* lol

capitam disse...

Sammy Booooy!!!
Eu disse que ia vir aqui, não disse!
Teu discursso e o de Tati foram muito lindos!
Se eu tenho uma certeza é a de que tu e ela realmente orgulharam todo mundo e fizeram com que a noite fosse mais especial.
"i got a feeling..."
lol..
a gente te ama samuel!
Marina

Prof. João Batista disse...

Nossa cara... Muito bom mesmo!! =)
Desejo a você enorme sucesso! Cê vai fazer falta. Cuide-se! Grande abraço!

Bárbara Hellen disse...

botaaa teu texto do enem =) deve ter arrasaaadooo

Carol Itapary disse...

Ahh.. foi lindo mesmo esse discurso!! E como eu me orgulho de vcc viuu??? OOHH.. UM MONTÃO!!!
heheheheh...
Foram lindos os discursos, principalmente o seu e o de tati!! Fiquei muito emocionada.. meu pai tbm neh?? Palavras dele: "POHA SAMUEL.. FILHO DA MÃE! NÃO ME FAZ CHORAR!"
medão³³³ (hehehehhe)
TE AMOO SAMUELLL!!! VC NÃO IMAGINA O QUANTOO! ^^

 

Copyright 2007/2010 - all rights reserved, todos os direitos reservados à Palavras Pousadas.